Resultado do Seminário SINAPI realizado nesta quarta-feira 08/02/2023

O Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI) é a ferramenta que padroniza a formulação dos orçamentos de obras públicas em todo o país, mas existem peculiaridades regionais que foram levantadas no seminário realizado ontem pelo SICEPOT-RS, SINDUSCON-RS e CBIC com os convidados CEF – Caixa Econômica Federal e IBGE.

Os sindicatos (SICEPOT e SINDUSCON) levaram ao conhecimento dos técnicos da CEF e do IBGE um material vasto contendo diversos apontamentos de inconsistências e/ou possibilidades de melhorias no sistema referencial de custos SINAPI.

Durante pouco mais de 3h00, o seminário, disponível no site da CBIC (www.cbic.org.br/sinapi) e no site do SICEPOT (Noticias/Vídeos), debateu os temas propostos pelos Sindicatos e, ao final, abriu para perguntas. Foram mais de 500 inscritos de todo Brasil.

A título de resultado prático, a CEF já identificou um erro nas composições de custo unitário das usinagens de concreto asfáltico (a ausência de óleo combustível para queimador/caldeira) e já retificou as composições de usinagem que continham erro, as quais estarão alteradas a partir da publicação das tabelas de fevereiro/2023. Ainda, oportunizou a abertura de um canal de diálogo direto com a equipe que coordena o sistema de custos referenciais SINAPI aqui no RS (GIGOVPO) para que o diálogo continue e as adequações necessárias sejam promovidas.

O eng. Iuri, coordenador da GIGOVPO (responsável pelo sistema de custos referenciais SINAPI no RS) entrou em contato com o Presidente Rafael Sacchi colocando toda a equipe da Caixa Econômica Federal à disposição para continuarmos o debate acerca dos relevantes temas propostos pelos sindicatos no seminário.

Foi agendada uma reunião no dia 03/03/2023, às 14h00 que contará com a presença do presidente do SICEPOT, Rafael Sacchi, um técnico orçamentista de uma das associadas, o vice-presidente do SINDUSCON-RS, Sr. Narciso Alexandre Santos silva, e um técnico orçamentista de uma das suas associadas.

Nesta reunião, além do que foi levantado pela apresentação do SICEPOT e SINDUSCON no seminário, serão levados outros apontamentos acerca das eventuais melhorias.

“ Oferecer um sistema moderno, amigável e transparente em um ambiente de negócios mais seguro visando o sucesso na realização de obras públicas. Esse é um objetivo do setor da construção e da CBIC.”

O SICEPOT-RS E SINDUSCON-RS agradecem a oportunidade de contribuir para a melhoria continua deste sistema referencial tão importante para as obras de engenharia.

Autor: Presidente Rafael Sacchi