PORTAL FIERGS

Observatório da Indústria do RS

Sobre o Observatório da Indústria:

O Observatório da Indústria FIERGS, uma iniciativa da Federação das Indústrias do estado do Rio Grande do Sul, analisa o ambiente sistêmico industrial por meio do monitoramento das atividades que impactam, direta e indiretamente, o setor.

Nele, são apresentadas análises econômicas, tendências, estudos, comunicados técnicos setoriais e indicadores – informações estratégicas que podem orientar a tomada de decisões, o planejamento e a gestão dos negócios, fornecendo subsídios confiáveis para a formulação de estratégias empresariais.

Em mercados competitivos e com dinâmicas voláteis, caracterizados por mudanças rápidas e não lineares, informações analíticas.


Objetivo:

O observatório tem como propósito gerar valor para a indústria através de estudos e informações econômicas, social e setorial, que possam subsidiar a tomada de decisão estratégica considerando as principais tendências tecnológicas, ocupações do futuro, mercados, automação, migração, cadeias produtivas, regionalização, estratégias de crescimento e inovação, setores emergentes, dentre outros.

• Sondagem da Indústria da Construção:

A Sondagem da Construção do Rio Grande do Sul é uma pesquisa de opinião empresarial realizada mensalmente, que tem como objetivo identificar a tendência passada e futura do setor ao permitir avaliar a conjuntura atual, a situação financeira e os principais problemas enfrentados pelas empresas, bem como as expectativas dos empresários.

• Índice de Confiança do Empresário Industrial – Construção:

O Índice de Confiança do Empresário Industrial da Construção (ICEI- Construção) é utilizado para avaliar, na visão dos empresários do setor, a situação atual e as expectativas da economia brasileira e da própria empresa. Coletado por meio da Sondagem da Construção, como um indicador antecedente, o ICEI – Construção/RS visa identificar mudanças de tendência na atividade do setor.

• Cenários Econômicos:

Os Cenários Econômicos englobam a análise macroeconômica, onde é discutida a evolução dos principais indicadores econômicos e as projeções setoriais. Possibilitando que empresas planejem suas ações considerando fatores externos que podem afetar o desempenho, mitigando riscos negativos e aproveitando oportunidades.

• Indicadores:

Com foco em inteligência de mercado, o Observatório da Indústria fornece indicadores sociais, econômicos e industriais, que ilustram e comunicam um conjunto de fenômenos complexos de forma simples, com o objetivo de subsidiar a reflexão e as melhores decisões.

• Estudos e Publicações:

O Observatório da Indústria FIERGS trabalha no levantamento, análise, organização e síntese de conteúdos relevantes e de interesse da Indústria, consolidados em estudos, publicações e comunicados técnicos, proporcionando às empresas mais conhecimentos e compreensão sobre os ambientes relacionados ao seu negócio.

• Tendências:

O Observatório da Indústria FIERGS tem o compromisso de monitorar tendências para antecipar mudanças e sinalizar caminhos para o futuro, materializando os potenciais percebidos nos setores, cadeias produtivas, clusters e temáticas identificados como promissores para a indústria do estado.