78ª edição da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia vai reunir mais de 5 mil pessoas em Gramado

Nanci Walter, presidente do CREA-RS

Inicia-se nesta terça-feira, no Serra Park, em Gramado, a 78ª edição da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), um dos mais tradicionais eventos da área tecnológica do país. Promovido pelo Sistema CONFEA/CREA, em parceria com a Mútua, é realizado desde 1940 sempre em linha com os principais temas da área tecnológica. Durante quatro dias, de 8 a 11 deste mês, serão debatidos campos como da  inteligência artificial, metaverso, hidrogênio verde e mudanças climáticas, entre outros.
Esta é a nona edição SOEA no RS. Na capital, Porto Alegre, ocorreram nos anos de 1941, 1952, 1968, 1973 e 1982 e, em Gramado, 1992, 2013 e 2023.
Segundo Nanci Walter, presidente do CREA-RS, desde junho do ano passado, quando  do último evento, em  Goiânia (GO), a entidade gaúcha deu início à organização do encontro que deve reunir  5 mil pessoas e cerca de 120 palestras.

“Como bem diz o tema desta edição, a engenharia está em tudo, e junto com a agronomia e a geociências,  formam a base para o desenvolvimento e soberania do Brasil”, diz Nanci que cita a troca de experiências de grandes obras, entre os destaques da programação.

Especialmente convidado para esta edição, estará presente  como palestrante o cientista paquistanês radicado nos Estados Unidos, Rattan Lal. Vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2007 e  do Prêmio Mundial da Alimentação de 2022, Lal , diretor  do Centro de Gerenciamento e Sequestro de Baixo Carbono da Universidade Estadual de Ohio, abordará o tema “Como a agricultura brasileira pode contribuir para a sustentabilidade global e o sequestro de carbono”. 
Outra presença confirmada é do cientista Carlos Nobre, que define as mudanças climáticas como maior desafio da humanidade. Considerado um dos mais renomados meteorologistas do país e um dos cientistas brasileiros mais conhecidos mundialmente, o professor tem sido um proeminente mediador entre a ciência e o público leigo, falando publicamente em muitas oportunidades sobre a questão ambiental e os desgovernos do progresso, alertando contra os perigos do aquecimento global..

Vice-presidente do SICEPOT e presidente do Fórum de Infraestrutura do RS, o engenheiro Cylon Rosa Neto participará, na quinta-feira, dia 10, do painel Política Nacional de Recursos Hídricos, com o tema “Segurança Hídrica: soluções para irrigação em períodos de estiagem no Rio Grande do Sul”.