O governador Eduardo Leite concede coletiva, nesta quinta-feira (17), para detalhar o plano que prevê a concessão de 1.131 quilômetros de rodovias estaduais por 30 anos, com a perspectiva de duplicar ou triplicar 73% da malha, além de construir 808,6 quilômetros de acostamentos e de executar 831 obras de adequações em acessos.
Serão três blocos de concessões, sendo que o primeiro deles prevê aportes de R$ 3,9 bilhões em cinco anos. Em 30 anos, os investimentos previstos chegam a R$ 10,6 bilhões.
No total, o plano prevê 22 praças de pedágio — sendo 13 novas e nove da EGR que já existem e serão mantidas.
TARIFAS
Conforme o governo, o valor das tarifas será definido somente em leilão, que deve ser realizado em dezembro deste ano. Diferentemente do que a EGR praticava, a novidade é que não haverá mais valor único.
O estudo do governo e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apontou valores máximos e mínimos conforme o perfil do trecho da rodovia onde cada praça de pedágio está inserida. Se a rodovia possui mais trechos simples do que duplicados, a tarifa é 30% menor do que a de pista dupla; se ocorre o inverso, o valor é mais baixo.
A base do cálculo definiu um valor fixo de pedágio para todas as praças de cada bloco, somado a isso, acrescentou um valor variável (veja mais abaixo).
DESCONTOS PARA USUÁRIOS FREQUENTES
De acordo com o plano apresentado nesta quinta-feira, não haverá mais isenção para moradores. Contudo, o estudo prevê descontos para usuários frequentes de todas as praças de pedágios.
Os beneficiários serão os usuários de veículos leves e que utilizem TAG para pagar o pedágio, com redução de 5% no valor da tarifa.
Outra modalidade será o desconto progressivo escalonado conforme o número de viagens realizadas dentro do mês, também via TAG no veículo:
• De 4 a 7 viagens – desconto de 10%
• De 8 a 11 viagens – desconto de 12,5%
• De 12 a 15 viagens – desconto de 15%
• De 16 a 19 viagens – desconto de 17,5%
• 20 viagens ou mais – desconto de 20%
VEJA OS VALORES PROPOSTOS EM CADA BLOCO:
