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Grupo Sacyr inicia obras de duplicação da RSC-287

As obras de duplicação da RSC-287, um dos principais eixos de ligação da grande Porto Alegre ao Centro do estado, começaram ontem (6/11), em Santa Cruz do Sul. A RSC-287, trecho de 204,5 quilômetros de extensão, entre Tabaí e Santa Maria, é uma rodovia estadual administrada pela concessionária Rota de Santa Maria (Grupo Sacyr). A concessão de 30 anos, iniciada em agosto de 2021, prevê a duplicação de todo o trecho, nos dois sentidos de tráfego, com investimentos que devem superar os R$ 3,6 bilhões, beneficiando mais de dez municípios.

“É só o início de um grande processo de duplicação que vai qualificar os deslocamentos, dar mais segurança e conforto para conectar os sonhos de quem percorre essa rodovia, acabando com os perrengues de trafegar numa estrada com pouca estrutura”, afirmou o governador Eduardo Leite em solenidade realizada no trevo de acesso à Santa Cruz do Sul.

” A duplicação da rodovia se inicia em dois pontos: no km 28 (até o km 30), em Tabaí, e no km 101 (até o km 105), em Santa Cruz do Sul. Os dois trechos devem ser concluídos em agosto de 2025, conforme a concessionária. O cronograma de obras atende a requisitos técnicos previstos no contrato da concessão e estabelece que 63%, ou 128 quilômetros, devem estar duplicados até o nono ano de concessão, contemplando todo o trecho de Tabaí a Candelária, o mais movimentado da RSC-287.

A partir do quarto ano da concessão, está liberada a duplicação de trechos em Candelária e Novo Cabrais (km 137,58 ao km 141,49), Paraíso do Sul (km 156,46 ao km 157,48) e Santa Maria (km 231 ao km 232,54). Os próximos pontos, no sexto ano, serão entre Tabaí e Santa Cruz do Sul. No oitavo ano, entre Santa Cruz do Sul e Candelária, e, no nono ano, entre Candelária e Novo Cabrais. O último trecho, entre Novo Cabrais e Santa Maria, terá a duplicação obrigatória quando o tráfego da rodovia atingir o volume médio diário equivalente de 18 mil eixos nas duas praças de pedágio.

Enchente

A RSC-287 foi uma das rodovias mais afetadas pela enchente de maio deste ano, tendo sido impactada pela queda de três pontes e por outros danos estruturais severos. Mesmo diante desse cenário adverso, em pouco mais de um mês, a estrada foi totalmente liberada para o tráfego, contribuindo para o transporte de bens, produtos  e veículos de emergência, bem como para o deslocamento dos usuários.

“É uma grande satisfação para o Grupo Sacyr ajudar a concretizar a duplicação da rodovia, que representa uma luta histórica da região. Esse avanço passa pela visão estratégica do governador de que um projeto dessa magnitude só seria possível com uma concessão. Juntos vamos fazer essa transformação”, garantiu o diretor-geral da Sacyr Concessões Brasil, Aquilino Martínez.

Entregas e obras previstas na concessão

  • Duplicação de toda a extensão da rodovia (204 km)
  • Restauração de toda a extensão da rodovia existente (204 km)
  • Manutenção da rodovia após restaurações até o final da concessão
  • Implantação de 12 km de vias marginais
  • Implantação de 20 passarelas
  • Implantação de 28 rotatórias/rótulas
  • Implantação de 10 retornos em nível
  • Adequação de 9 interseções existentes
  • Implantação de 4 interseções em dois níveis (passagem inferior/trombeta)
  • Implantação de 7 km de terceiras faixas

 

Assessoria de imprensa Governo RS

 Com texto de  Lucas Barroso/Ascom Serg e Carlos Ismael Moreira/Secom