Governador em exercício inaugura rótulas e travessia na RSC-287, com recursos de pedágios da EGR

O governador em exercício, Gabriel Souza inaugurou, nesta terça-feira (17/01/2023), duas rótulas e a travessia urbana no quilômetro 2 da RSC-287 executadas pela RGS Engenharia, de Porto Alegre. Ao total, as obras demandaram  R$ 5,2 milhões, com recursos da arrecadação de pedágios da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).

Foram sete meses entre a assinatura da ordem de serviço até a inauguração. A conclusão das intervenções modifica a organização do fluxo de veículos em uma área diariamente congestionada, além de proteger os pedestres que precisam fazer a travessia nos dois sentidos da via, atendendo às reivindicações de moradores e comerciantes locais.

“Uma obra em rodovia não se mede apenas em quilômetros e recursos. Esta entrega representa a preservação de incontáveis vidas e oportunidades de desenvolvimento para toda a região do Vale do Caí”, destacou Souza.

De maio passado até a conclusão das intervenções, o corpo técnico da EGR adaptou o projeto da prefeitura para adequar o perímetro da obra aos acessos comerciais e residenciais do entorno, gerando menor impacto para a execução dos trabalhos.

Também executou uma nova rede de drenagem para que não houvesse impacto na rede municipal existente. O pavimento foi finalizado com nova camada asfáltica em toda a área, incluindo trevos, pistas centrais e ruas laterais. Houve implantação e renovação dos contornos com meios-fios e calçadas. Na finalização da obra, fizeram o paisagismo e a sinalização horizontal e vertical, além da inclusão das pistas elevadas para passagem segura de pedestres.

O diretor-presidente da EGR, Luiz Fernando Záchia, ressaltou que as obras reorganizaram a dinâmica do tráfego em Montenegro, facilitando o deslocamento de veículos. Ao mesmo tempo, completou, as melhorias servem para  potencializar o desenvolvimento da região.