Freeway deve receber mais de meio milhão de veículos durante o Carnaval

Entre os dias 16 e 22 de fevereiro (quinta a quarta de cinzas), somente na Freeway, deverão passar mais de 503 mil veículos nos dois sentidos. Deste total, 253 mil subirão rumo ao litoral norte gaúcho ao longo dos 7 dias, segundo estimativa da CCR ViaSul .

Segundo a concessionária, durante o período, o fluxo mais intenso será concentrado na saída do feriado e no retorno. Para a saída são previstos pouco mais de 33 mil na quinta (16) e, saltando para 75 mil e 76 mil na sexta (17) e no sábado (18), respectivamente. Já no domingo (20) o fluxo normaliza com 28 mil veículos indo para o litoral e 29 mil retornando para a capital.

Para o retorno a Porto Alegre o movimento começa a aumentar na segunda (20), com perto de 47 mil motoristas. Esse número salta para 68 mil na terça (21), sofrendo leve redução na quarta (22), chegando a 54 mil.

Para auxiliar na programação da viagem, a CCR ViaSul orienta aos motoristas que evitem trafegar nos horários de pico: na sexta após as 17h, depois das 14h no sábado, no domingo depois das 16h e nas manhãs de segunda.

Alguns dias a mais de descanso

Para aqueles que planejam retornar somente na próxima segunda (27), o fluxo deve ter menos intensidade. Segundo o levantamento da concessionária, cerca de 31 mil carros devem rumar ao litoral na sexta (24) e mais 25 mil no sábado (25). Já a partir do domingo (26) serão 44 mil retornando a capital gaúcha e outros 25 mil na segunda (27). Os horários de maior movimento seguem os mesmos já informados.

Segurança com as crianças

Ao longo do período do Carnaval a CCR ViaSul fará também campanha de distribuição de pulseirinhas de identificação em suas praças de pedágio. A ação, já tradicional durante a Operação Verão, visa contribuir para a segurança das famílias que vão às praias no intuito de diminuir os casos de crianças perdidas.

No material distribuído é possível escrever o nome da criança e o local onde a família está na praia, de forma a auxiliar no reencontro dos familiares no caso de a criança se perder.

Liberação do acostamento

Com o aumento considerável do fluxo, é provável que aconteça a liberação do acostamento para auxílio na fluidez do tráfego. 

Por isso, as equipes da CCR ViaSul e os agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) reforçam aos motoristas algumas orientações sobre essa operação: quando, autorizada, é feita do km 1,5 (Osório) ao 75 (Gravataí), por meio de sinalização com painéis piscantes e placas indicativas às margens da rodovia, além de mensagens nos painéis eletrônicos (PMVs) da Concessionária, com orientações aos motoristas sobre como proceder. Ao trafegar pelo acostamento, a velocidade máxima é de 70 km/h e não é permitido o trânsito de caminhões.

Ainda, em caso de condições climáticas adversas, o acostamento não é liberado. A Concessionária salienta, porém, que trafegar pelo acostamento quando o mesmo não estiver liberado é infração gravíssima do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), gerando 7 pontos na CNH e multa de R$ 880,41.

Fluxo pela BR-386

A expectativa da concessionária também prevê cerca de 200 mil veículos trafegando pela BR-386 durante o Carnaval. Conforme o levantamento o tráfego deve aumentar na sexta (17) onde 16 mil carros devem seguir ao interior do Estado e 21 mil para a capital. No sábado (18) tais índices devem alcançar 14 mil e 16 mil, respectivamente.

Na terça de Carnaval (21), a previsão é de que 18 mil motoristas sigam para o interior do RS e pouco mais de 12 mil retornem a Porto Alegre. (Assessoria de imprensa CCRViaSul)