Pesquisar
Close this search box.

DNIT confirma cronograma de obras do Plano de 100 dias para o RS

O DNIT informa que nas obras de duplicação da BR-116/RS, o trecho de 15 quilômetros em Camaquã, denominado lote 5 do empreendimento, tem previsão de liberação em abril deste ano. Os serviços dos outros dez quilômetros deste lote seguirão em andamento. Os trabalhos na ponte sobre o Rio Camaquã, lote 10, tiveram início na última quinta-feira, dia 2, e tem previsão de conclusão em 12 meses. Já no lote 7, em São Lourenço do Sul, a ordem de início dos serviços foi assinada em janeiro. A publicação dos editais das obras remanescentes dos lotes 6, 8 e 9, em Cristal e entre São Lourenço do Sul e Pelotas está prevista para ser realizada entre março e abril de 2023. 

As obras da Travessia Urbana de Santa Maria estão em andamento e a previsão é de que a conclusão seja ainda este ano. O lote 3 foi concluído em 2018, o lote 1 está com cerca de 95,4% dos trabalhos executados e o lote 2 possui 98,5% da obra finalizada. 

No trevo de acesso ao município de Dois Irmãos, na BR-116/RS, estão sendo executadas as obras de terraplanagem. A previsão é de que essa etapa seja concluída em março e no mês de abril sejam realizados os serviços de pavimentação, complementares e de sinalização.  

As obras de restauração do pavimento da BR-472/RS, entre São Borja e a ponte sobre o Rio Ibicuí (Itaqui) têm previsão de conclusão em 2024, uma vez que este serviço integra o contrato de manutenção da rodovia. 

Com relação à recuperação emergencial da ponte de Internacional Brasil-Argentina, em Uruguaiana, na BR-290/RS, a autarquia informa que as obras estão na fase final. Atualmente está sendo realizado o reforço da laje na junta central do arco, por este motivo, o tráfego sobre a ponte está operando por meio do sistema Pare e Siga. A previsão é de que as obras sejam concluídas em março. 

As obras de reabilitação total, reforço e alargamento da ponte sobre o rio Conceição, na BR-158, também estão na fase final. Estão sendo executados trabalhos de acabamento e pintura. A conclusão está prevista para março. 

Já a ponte sobre o rio Uruguai, em Porto Xavier, teve sua ordem de serviço assinada em fevereiro de 2023 e encontra-se na fase de elaboração dos projetos. A fase de estudos ambientais e elaboração dos projetos executivos de engenharia estão programadas para os 18 meses iniciais do contrato. O prazo do contrato é até junho de 2026. 

A contratação da empresa para construção da nova ponte sobre o rio Ibicuí está prevista para o primeiro trimestre de 2023. O contrato de supervisão, gestão ambiental e desapropriação está em fase preparatória de licitação.