O presidente do SICEPOT-RS, Rafael Sacchi, afirmou ontem que o setor ainda vive um clima de incerteza devido à demora na liberação dos recursos prometidos pelo governo federal para as obras de reconstrução das estradas e pontes afetadas pelas inundações. Em reunião-almoço, Sacchi expressou um temor de que a tragédia que afetou o Rio Grande do Sul seja esquecida como está ocorrendo, em parte, com a guerra da Ucrânia.
“ Agora mesmo, o que se fala é dos incêndios em São Paulo, e a calamidade que atingiu o estado começa a ficar no passado”, observou ele.
Sacchi chamou atenção para o risco de não ser votada a MP 1221/2024, com a abertura de R$ 12,1 bilhões em crédito extraordinário, para que órgãos federais possam atuar no enfrentamento das consequências das fortes chuvas no Rio Grande do Sul. “Se essa MP não for votada até 17 de setembro, todo o plano de obras montado pelo Dnit e o Daer ficará comprometido no que tange à celeridade do processo”, afirmou.
Ele prosseguiu: “Continuamos acreditando que os recursos virão, todavia é preciso maior agilidade, dado que toda a nossa cadeia produtiva é alimentada por meio de nossos recursos e existe grande risco de muitas dessas empresas migrarem para outros estados se não tiver essa garantia”.
Sacchi também lembrou o 45º aniversário do SICEPOT, que transcorre no dia 28 de dezembro, e que será registrado por meio de uma edição especial da revista INFRA-RS. “A publicação, além de homenagear aqueles que participaram e participam de alguma forma do processo da entidade até nossos dias, vai trazer uma série de depoimentos sobre a infraestrutura gaúcha e o papel do SICEPOT no desenvolvimento do estado”, afirmou.
Ao final, Sacchi saudou os mais novos associados da entidade, citando-os nominalmente: Brita Pinhal Indústria e Comércio Ltda., Finger Associados Ltda. , LCM Construção e Comércio S/A Encop Engenharia Ltda. , ConcrEpoxi Engenharia Ltda., Terracom Construções Ltda., WR Cassol Engenharia e Construções, AG Construções e Serviços, Viaencosta Engenharia Ambiental Ltda., SN Sinalizadora Nacional e Serviços Ltda., ETC Empreendimentos e Tecnologia em Construções Ltda.