Ao participar ontem da apresentação do projeto pioneiro no estado de um hub aeronáutico, no Aeroclube de Eldorado do Sul, o presidente do SICEPOT-RS, Rafael Sacchi afirmou que o governo do estado vem se empenhando em fomentar a atividade econômica para permitir que o setor privado se instale a partir das infraestruturas necessárias. “Este ponto (o local onde será instalado o projeto) é como um diamante que está sendo dilapidado”.
Ele continuou: “Estamos em ponto logístico que é o melhor do Rio Grande do Sul. Temos a BR-116- norte-sul, a BR-290 que corta o estado de leste a oeste e temos a BR-386, que corta em diagonal o estado, e que se encontra em desenvolvimento o projeto da ponte São Jerônimo- Triunfo, que vai ligar o ponto da BR 290 até a BR 386. Com isso, vamos poder sair daqui para as três principais rodovias do estado”.
Sacchi citou também que desde 2021, o estado vem ampliando as concessões, o que deverá permitir maior mobilidade e a redução do Custo RS.
Ao total estão previstos investimentos de R$ 2,25 bilhões no hub aeronáutico que deve incluir um centro logístico e área comercial com abastecimento, mall e hotel, ao longo de 20 anos.
A localização do Aeroclube de Eldorado do Sul ficará próximo do Scala Data Center, que irá demandar cerca de R$ 3 bilhões.
O consórcio é integrado pela RGS Engenharia, Construtora Pelotense, Ribas Splettstosser Arquitetura, IG Consultoria, Carvalho Netto Consultoria Empresarial e Fernando Manuel de Oliveira Estratégia e Desenvolvimento de Negócios.