Até esta quinta-feira (13), 22% dos motoristas que passaram no dia 1º de junho pelos seis pedágios free flow, entre o Vale do Caí e a Serra Gaúcha, ainda não havia pago a tarifa, que vence no próximo sábado (15). Caso o proprietário do veículo não quite o valor dentro do prazo de 15 dias após cruzar o pórtico eletrônico sem cancelas ele será multado por evasão de pedágio. A penalização acarreta no pagamento de R$ 195,23 ao governo do estado, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Os sistemas free flow estão localizados na ERS-122, nos km 4,6 (São Sebastião do Caí), 45,5 (Farroupilha), km 108,2 (Antônio Prado) e km 151,9 (Ipê), na ERS-240, no km 30,1 (Capela de Santana), e na ERS-446, no km 6,5 (Carlos Barbosa). O primeiro ponto, em Antônio Prado, foi instalado em 15 de dezembro do ano passado. Os demais cinco começaram a operar no dia 30 de março. Nos seis pórticos, a cobrança ocorre nos dois sentidos da rodovia.
A CSG, responsável pela concessão das rodovias, havia suspendido por um mês as tarifas como forma de apoio à população gaúcha frente à tragédia climática. A interrupção iniciou às 15h do dia 1º de maio, sendo retomada no dia 1º de junho.
Ricardo Peres, diretor-presidente da companhia, faz um alerta aos proprietários dos veículos sobre os prazos de pagamento da tarifa em até 15 dias após a passagem pelo pórtico. Findo esse prazo, serão multados.
“A cultura do free flow ainda está sendo introduzida na comunidade, mas acreditamos numa queda da inadimplência com o passar do tempo. Nessa retomada, dos 78% dos motoristas que quitaram o valor dentro dos primeiros 13 dias, 55% foram por meio de tag (adesivo eletrônico colado no para-brisa)”, reforça.
Para maior atenção dos motoristas nos pontos de cobrança sem cancelas, a CSG instalou nos locais dos pórticos placas de sinalização, indicando a proximidade do pedágio free flow, valores e formas de pagamento, além de painéis digitais em cima das estruturas de cobrança automática com mensagens variadas.
Lembre como pagar o free flow
Os pagamentos das tarifas do free flow podem ser feitos de quatro maneiras diferentes. De forma digital, é possível realizar por meio de tag, aplicativo “CSG FreeFlow” ou pelo site www.freeflow.csg.com.br. Já presencialmente pode ser efetuado nas nove bases de atendimento ao cliente da concessionária, na ERS-122, RSC-453 e ERS-240 (veja abaixo os pontos e os horários de funcionamento).
O meio de pagamento pode ser escolhido pelo motorista, por Pix ou cartões de crédito ou débito. De forma presencial, nos nove pontos da CSG, também está sendo aceito temporariamente dinheiro. A companhia não emite boleto para pagamentos.