No dia 8 de março o mundo comemora o Dia Internacional da Mulher. Na origem deste dia estão as lutas dos trabalhadores e as inúmeras manifestações de mulheres exigindo o direito ao voto, melhores condições de trabalho e igualdade entre homens e mulheres, no início do século 20. Por ocasião desta data, pedimos à engenheira civil Adriana Silva Pinto, gestora técnico comercial da Traçado Construções e Serviços LTDA., de Erechim, que também atua como conselheira da AREOP, uma pausa em seu trabalho para nos falar sobre a emancipação das mulheres. Das mudanças que transformam o local de trabalho, da orientação para as mulheres ascenderem profissionalmente, dos melhores conselhos que recebeu.
A seguir leia a entrevista completa:
O que você pode nos contar sobre seu trabalho?
A área de gestora técnica/comercial de uma distribuidora de material asfáltico exige comprometimento duplo: cumprir as necessidades da nossa empresa e de nossos clientes como não atrasar entregas, analisar projetos, cumprir cotas de retirada, otimizar a logística, enfim é um trabalho muito dinâmico.
O que você mais ama em seu trabalho?
A satisfação quando consigo dar o suporte desejado pelo cliente.
Como você chegou onde está agora?
Com dedicação, criatividade e muita humildade em lidar com os clientes sempre.
Quais foram os principais desafios em seu trabalho?
Como trabalhamos com obras públicas, os principais desafios foram manter a estabilidade e constância entre tantas oscilações politicas de nosso país. A dinâmica politica
provoca mudanças constantemente.
Os números atuais mostram que as mulheres estão por trás de aproximadamente uma em cada três empresas. Por que você acha que esse número não é maior?
Quando me formei em 1999 era única mulher na turma de formandos de engenharia. Então uma mulher em cada três empresas já mostra um crescimento significativo. Hoje você vai a uma sala na Escola de Engenharia e muitas vezes há mais mulheres do que homens. Na minha opinião, o número de mulheres vem aumentando de acordo com a vontade da mulher. Não vejo esse “machismo” que alguns rotulam nos dias de hoje e acho que as mulheres competentes bem como os homens competentes se destacam de acordo com a força de vontade.
Qual seria o seu conselho para qualquer mulher que esteja pensando em ascender aos quadros de chefia nas empresas?
Eu nunca trabalhei pensando em chefia, sempre trabalhei fazendo o meu melhor possível. Acredito que se você faz o seu melhor e tem um perfil de liderança o cargo virá naturalmente.
Que conselhos de carreira você recebeu que foram particularmente valiosos para você?
Os melhores conselhos: manter a humildade, sempre se está aprendendo. Deixar o orgulho de lado, saber que somos imperfeitos e vamos errar no trabalho também. Ser seguro como colaborador da empresa, não ter medo de admitir quando erra alguma coisa, reconhecer e elogiar colegas nas suas competências.
Como os líderes podem fornecer orientação útil às mulheres para ajudá-las a progredir em suas carreiras?
A orientação útil deve ser dada a todas as pessoas que querem progredir, indiferente se forem mulheres ou homens. Acho que cabe a cada individuo buscar sua oportunidade e diferencial. As mulheres estão progredindo, mais alguns anos e acredito que o número de mulheres em cargos estratégicos, será maior que o de homens.
Quais as conquistas que ainda devem ser alcançadas pelas mulheres?
Acho que as mulheres podem conquistar tudo. Já provamos a nossa capacidade em todos os setores. A quantidade de mulheres ainda não é maior que a de homens em certos cargos, mas logo será.