DNIT lança edital para reforma, recuperação e modernização da barragem e eclusa de Bom Retiro do Sul

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) publicou na última quarta-feira (19) o edital para a contratação de empresa para elaboração de projetos executivos e realização das obras de reformas, recuperações e modernizações na Barragem de Bom Retiro do Sul, na hidrovia do Rio Taquari, no estado do Rio Grande do Sul.

A publicação do edital contempla o rol de iniciativas planejadas pela Diretoria de Infraestrutura Aquaviária (DAQ) do DNIT, em parceria com a Superintendência Regional da autarquia do Rio Grande do Sul. O objetivo é a recuperação e modernização de todas as barragens e suas respectivas eclusas sob a responsabilidade do DNIT nos rios Taquari e Jacuí, no estado gaúcho. Além do edital referente a Bom Retiro do Sul, também estão previstas licitações para as barragens/eclusas de Amarópolis, Fandango e Anel de Dom Marco.

O investimento total previsto para a barragem e eclusa de Bom Retiro do Sul será de aproximadamente R$ 80,7 milhões e os trabalhos serão desenvolvidos ao longo de 37 meses, incluindo as etapas de projeto executivo e execução das intervenções previstas.

Sobre a barragem/eclusa – A barragem e eclusa de Bom Retiro foi inaugurada em 1976 e está localizada no rio Taquari, no município de Bom Retiro do Sul. A barragem é constituída, em seu segmento móvel, de seis comportas tipo vagão (duplas) com 10 metros de altura e por um vertedor fixo, junto à margem direita, em cuja extremidade se encontra a escada de peixes.

A eclusa, localizada junto à margem esquerda, apresenta câmara com comprimento útil de 120 metros por 17 metros de largura, permitindo que embarcações com 2.800 toneladas de carga façam a transposição do desnível de aproximadamente 12 metros introduzido pelo barramento, em situação de estiagem.

Atualmente, a eclusa da barragem de Bom Retiro do Sul possui o segundo maior movimento no âmbito do DNIT/RS, com volume de tráfego superior a 800 embarcações anuais, a grande maioria de areeiros.