A CCR ViaSul anunciou a instalação de usina própria de asfalto no município de Estrela, na altura do km 358 na BR-386. Ao total serão investidos R$ 20 milhões, com o início das operações previsto para julho deste ano.
A nova usina de asfalto que será implantada pela CCR ViaSul também irá reutilizar o material fresado extraído do antigo pavimento. Dessa forma, essas sobras serão reutilizadas na produção de novo um material conhecido como concreto asfáltico ou CBUQ (concreto betuminoso usinado à quente).
De acordo com o coordenador de engenharia da concessionária, Eduardo Meirelles, trata-se de uma iniciativa inovadora da CCR ViaSul e do Grupo CCR. “ Esse equipamento, de última geração, é o que há de mais moderno no mundo e deverá gerar uma economia de cerca de 30%, tanto no emprego de materiais quanto na exploração de recursos naturais do meio ambiente, indo ao encontro das práticas ESG adotadas pela CCR”.
Além da usina, também funcionará no local um sistema de derretimento de asfalto em estado sólido, além de um laboratório que será responsável pelo controle de todas as etapas do processo de produção e industrialização.
Atualmente, três empresas atuam com aproximadamente 30 trabalhadores no local das obras de implantação da usina, promovendo as adequações e adaptações para implantação da estrutura, posteriormente.
Além da geração de novos empregos com a evolução de todas as obras, está pevisto o incremento no repasse do ISS ao município, destaca o gerente de atendimento da CCR ViaSul, Diogo Stiebler.
Investimentos na BR-386
A partir deste ano, CCR ViaSul irá construir 10,2 quilômetros de faixas adicionais no trecho entre Lajeado e Estrela com barreiras de concreto divisoras entre as pistas, na BR-386. Os investimentos englobam, ainda, o alargamento de 10 pontes, a adequação de 5 interconexões e de um acesso, a construção de duas novas passarelas e de uma nova interconexão.
Serão cerca de 300 novos empregos na região. Ao longo dos dois anos previstos para a conclusão de todas as ações, a concessionária irá investir aproximadamente R$ 100 milhões.
Ao todo, na BR-386 no trecho entre Canoas e Carazinho, serão duplicados 225,2 quilômetros da rodovia, com 10,2 quilômetros de construção de faixas adicionais e 75,5 quilômetros de novas vias marginais. Ainda, serão construídos 52 novos acessos, 28 novas interconexões, 27 retornos em nível, 18 novas passarelas, quatro passagens inferiores e 58,3 quilômetros de nova iluminação.
Todo esse investimento faz parte do programa de Concessão Federal no Rio Grande do Sul, tendo como órgão regulador a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).